O apresentador desta edição Chris Rock, no monólogo de abertura, abordou de forma sarcástica e ácida o racismo na premiação e em Hollywood, em um ano que atores negros não foram indicados. “Estou aqui no Oscar 2016, conhecida como a premiação para pessoas brancas. Se eu não fosse indicado, eu não teria nem esse trabalho, vocês estariam vendo (o apresentador da cerimônia em 2015) Neil Patrick Harris.”
Ele seguiu explicando porque não boicotou a premiação, como era esperado, e enfatizando que o Oscar foi um evento racista durante toda sua história. “Pensei em boicotar, mas refleti: ‘Eles não vão cancelar o Oscar porque eu não vim’”, disse. “Acho que não havia indicados negros em 1962 e 1963, por que ninguém protestou? Porque naquela época tínhamos coisas reais para protestar: estávamos muito mais preocupados em ser linchados do que com cinema.”
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana chegou a mudar algumas regras devido a esta questão. Entre uma das medidas, haverá uma campanha global buscando identificar e recrutar novos e qualificados membros que representem um aumento da diversidade na instituição.
"Mad Max - Estrada da Fúria" levou seis estatuetas no total, todas em categorias técnicas, como Edição, Mixagem e Edição de Som, Design de Produção, etc.
A cerimônia teve apresentações de Sam Smith, que cantou o tema de "007 - Contra Spectre", “Writing’s On The Wall”, vencedora do Oscar de Melhor Canção Original. Sam dedicou o prêmio à comunidade LGBT. “Estou aqui esta noite como um homem gay orgulhoso, e espero que todos possamos nos unir um dia”, disse ele.
Lady Gaga cantou “Til It Happens To You”, de The Hunting Ground, emocionando todo o público. A performance foi anunciada pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Aplaudido de pé pelos espectadores, o político discursou contra o abuso de mulheres e homens.
O vocalista do Foo Fighters, Dave Grohl, tocou durante o tributo em homenagem aos atores e cineastas que morreram no último ano. Grohl apresentou, ao violão, “Blackbird”, dos Beatles, acompanhado por uma orquestra. David Bowie foi lembrado pela Academia, assim como Wes Craven, Alan Rickman, Leonard Nimoy, Holly Woodlawn, Omar Sharif, entre outros.
"Spotlight - Segredos Revelados" levou o maior prêmio da noite, de Melhor Filme. "O Regresso" conquistou os Oscars de Fotografia, Melhor Diretor para Alejandro G. Iñárritu, seu segundo Oscar consecutivo. E Leonardo DiCaprio foi consagrado como Melhor Ator.
Oscars: Leonardo DiCaprio Wins Best Actor for 'The Revenant'
It's official! Leo is taking home his first Oscar. Upon accepting, The Revenant Movie star said, "Let us not take this planet for granted. I do not take this night for granted." #Oscars
Publicado por The Hollywood Reporter em Domingo, 28 de fevereiro de 2016
Os vencedores de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante. Foto: Jordan Strauss/AP
Houve até a invasão no palco de C-3PO, R2-D2 e BB-8, personagens de Star Wars. Os Minions (de Meu Malvado Favorito) e Andy e Buzz Lightyear, de Toy Story, apresentaram as categorias de Melhor Curta de Animação e Melhor Animação, algo inédito na premiação.
Droids on Oscars |
Confira a lista completa de vencedores.
Melhor Filme
Spotlight: Segredos Revelados
Melhor Ator
Leonardo DiCaprio - O Regresso
Melhor Atriz
Brie Larson - O Quarto de Jack
Melhor Diretor
Alejandro G. Iñárritu - O Regresso
Melhor Filme Estrangeiro
Filho de Saul (Hungria)
Melhor Trilha Sonora Original
Ennio Morricone - Os Oito Odiados
Melhor Roteiro Original
Spotlight: Segredos Revelados
Melhor Roteiro Adaptado
A Grande Aposta
Melhor Design de Produção
Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Montagem (Edição)
Mad Max: Estrada da Fúria
Efeitos Especiais
Ex-Machina: Instinto Artificial
Melhor Atriz Coadjuvante
Alicia Vikander - A Garota Dinamarquesa
Melhor Ator Coadjuvante
Mark Rylance - Ponte dos Espiões
Melhor Animação
Divertida Mente
Melhor Documentário
Amy
Melhor Documentário em Curta-Metragem
A Girl in the River: The Price of Forgiveness - Sharmeen Obaid-Chinoy
Melhor Fotografia
O Regresso - Emmanuel Lubezki
Melhor Canção Original
“Writing’s On The Wall” (Sam Smith) - 007 Contra Spectre (música e letra por Jimmy Napes e Sam Smith)
Melhor Edição de Som
Mad Max: Estrada da Fúria - Mark Mangini e David White
Melhor Mixagem de Som
Mad Max: Estrada da Fúria - Chris Jenkins, Gregg Rudloff e Ben Osmo
Melhor Curta-Metragem
Stutterer - Benjamin Cleary e Serena Armitage
Melhor Curta-Metragem de Animação
A História de um Urso - Gabriel Osorio e Pato Escala
Melhor Figurino
Mad Max: Estrada da Fúria - Jenny Beavan
Melhor Maquiagem e Cabelo
Mad Max: Estrada da Fúria - Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damian Martin