quinta-feira, 31 de maio de 2018

Corvos: Violência do EI

Uma mãe viaja à Síria para encontrar seu filho após ele fugir para se juntar ao Estado Islâmico (EI). Uma cristã renuncia sua religião e planeja explodir uma igreja. Uma matrona vestida de preto diz para meninas adolescentes descansarem antes de serem estupradas pelos combatentes extremistas.
Essas histórias assustadoramente familiares da vida sob o Estado Islâmico no Iraque e na Síria se transformaram em trama no horário nobre da televisão por todo o mundo árabe. Uma série dramática em 30 episódios estreou no MBC 1, o canal por satélite mais assistido no mundo árabe, durante o mês sagrado do Ramadã, disse Ali Jaber, diretor de televisão da MBC Network.

A rede exibiu para o The New York Times três episódios da série, "Black Crows" (corvos). Ela pinta um quadro do Estado Islâmico como sendo uma organização criminosa brutal comandada por líderes corruptos e hipócritas. Mas os recrutas são retratados como vítimas e as mulheres que desafiam o controle dos militantes como heroínas.

Em um episódio da série, uma escrava yazidi é enviada para limpar o quarto de um combatente do Estado Islâmico, onde sua esposa entediada pergunta se a mulher está com fome ou gostaria de assistir um filme. A mulher cativa fica ultrajada. As histórias das mulheres dominam a série, disseram os produtores, por oferecerem rico material dramático. A maioria dos espectadores do canal também é do sexo feminino. Em outro episódio, comandantes do EI doutrinam crianças a ingressarem em suas fileiras.

Assim como os recrutas do EI, o elenco vem de todo o mundo árabe e as tramas da série refletem manchetes conhecidas sobre as atrocidades do grupo. Inclusive, a conhecida bailarina egípcia Dina está na série.

O Ramadã, que começa em 27 de maio, é um mês do calendário islâmico durante o qual os muçulmanos jejuam do nascer ao pôr do sol. Também é um período de pico na televisão do mundo árabe, quando as famílias se reúnem após quebrarem o jejum para assistir programas até tarde da noite.
Em termos de televisão, "é como se fosse o Super Bowl por 30 dias seguidos", disse Mazen Hayek, um porta-voz da MBC (referindo-se à final do futebol americano). 
"Black Crows" parece ser a primeira situada totalmente no mundo dos militantes, disse Rebecca Joubin, professora associada de estudos árabes da Faculdade Davidson, que estuda os programas de televisão da região.

A programação inclui romances, comédias e dramas históricos, alguns dos quais refletem eventos atuais. Apesar da nova produção da MBC ser um drama em que parte do figurino e da maquiagem podem ser cartunescos, a série, que se passa atrás das linhas de frente dos jihadistas, não é uma atração leve.

A série será exibida em árabe como "Al Gharabeeb Al Soud" e a rede espera produzir uma versão em língua inglesa para distribuição internacional.
Black Crows (Anti- ISIS TV Series) "Gharabeeb Sood" Trailer from Orwa Taha on Vimeo.

4 comentários:

  1. Serie perturbadora.por vezes parece forçar as situações, mas como não conheço a realidade, acreditob que é assim mesmo

    ResponderExcluir
  2. Recomendo, uma ótima série. Como citado acima, tem lá suas partes engraçadas, suas partes as vezes perturbadoras mas é uma ótima série!
    Recomendo! Deveria ter continuação 😕

    ResponderExcluir
  3. Gostei da serie o Guerreiro otomano...onde Entruguel lutava por um mundo justo e Humano p todos...Agora o Estado Islâmico e toda a forma de tiranias tem que ser identificada e combatidas.

    ResponderExcluir
  4. Haverá segunda temporada dessa série ela é maravilhosa, parabéns a todos atores e equipe

    ResponderExcluir