terça-feira, 25 de junho de 2013

Star Trek

Jornada nas Estrelas - Star Trek foi uma série de ficção científica criada por Gene Roddenberry que estreou em 1966. O nome passou para Star Trek: The Original Series e dessa série vieram outras nos anos seguintes, a Star Trek: The Animated Series, Star Trek: The Next Generation, Star Trek: Deep Space Nine, Star Trek: Voyager e terminando em 2005 com Star Trek: Enterprise.

Com o fim da primeira série em 1969 e depois de muita insistência de Gene, em 1979 foi lançado o primeiro filme, o Star Trek: The Motion Picture.
Patrick Stewart, o professor Xavier de X-Men, foi o capitão Jean-Luc Picard no Star Trek: The Next Generation, e nos quatro último filmes.

A franquia chegou ao seu décimo filme em 2002 e, depois de 6 anos parada, em 2009 veio o Star Trek, dirigido por J. J. Abrams, o mesmo co-criador da série Lost, Fringe, Revolution e produtor de Alcatraz e Person of Interest. Ele também foi diretor de Missão Impossível 3 e produtor do Missão Impossível - Protocolo Fantasma.
No elenco temos Chris Pine, que fez O Diário da Princesa 2 e Sorte no Amor, Zachary Quinto, Zoe Saldana, de Avatar. Leonard Nimoy, que foi o Spock nas séries e nos filmes também participou desse.

A história se passa em 2233 e mostra as aventuras da Frota Estelar, uma armada de defesa, pesquisa, diplomacia e exploração que serve a Federação Unida dos Planetas, uma unidade governamental que promove a cooperação entre seus planetas membros. São pessoas de todas as raças e lugares, mostrando a questão da união superando as diferenças.
James T. Kirk é filho de George Kirk, que foi primeiro oficial da nave USS Kelvin e morreu em uma missão. Ele é muito impulsivo e rebelde, e entra para a Frota Estelar quando o Capitão Christopher Pike o convence a seguir o heroísmo do pai. Spock é do planeta Vulcano mas sofre discriminação por sua mãe ser humana. Ele desiste de entrar para a Academia de Ciências de Vulcano e também se junta a Frota Estelar.

Vulcano sofre um ataque e os cadetes são convocados para tripular as naves em órbita. Kirk, Spock, o médico oficial Leonard McCoy, a Oficial de comunicações Uhura, o piloto Hikaru Sulu e o navegador Pavel Chekov embarcam na USS Enterprise sob o comando do Capitão Pike na missão de impedir que Nero destrua o resto da federação como vingança pela destruição de seu planeta, Romulus.



Dia 14 de junho estreou a continuação, Além da Escuridão - Star Trek.

Quando a tripulação da Enterprise é chamada de volta para casa, eles descobrem que uma força maligna de dentro de sua própria organização detonou a frota e tudo aquilo que ela representa, deixando nosso mundo em situação de crise.
Tendo acertos de contas a fazer, o Capitão Kirk lidera uma caçada em um mundo em zona de guerra para capturar um homem que é, por si só, uma arma de destruição em massa.
Na medida em que nossos heróis são lançados em um jogo de xadrez de vida ou morte, o amor será contestado, amizades serão rompidas e sacrifícios terão que ser feitos pela única família que Kirk ainda possui: sua tripulação.


Esse é um vídeo com o elenco falando sobre o filme.

O primeiro filme foi vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem e indicado em Melhor Edição de som, Efeitos Visuais e Mixagem de Som. Quem sabe não vem mais prêmios pela frente.

A série foi referência na tecnologia, inspirando a criação de muitos aparelhos, a NASA chegou a nomear uma de suas naves de Enterprise depois de uma votação popular, e é citada em muitos outros programas.
Principalmente em The Big Bang Theory. O episódio da sexta temporada em que Sheldon, Leonard, Howard e Raj vão para uma convenção trekker mas acabam com problemas no caminho foi recorde de audiência, assistido por 19,8 milhões de telespectadores.

Gostaram? Deixe aqui seus comentários sobre a série e os filmes.

Embarque com a Frota Estelar nessa aventura intergaláctica.  (:
Live long and prosper!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão é um livro do Affonso Solano, ilustrador que já trabalhou na TV Record, Globo, é colunista do site Tech Tudo, e co-criador do site Matando Robôs Gigantes, hoje incorporado ao Jovem Nerd.

Ele começou a criar ainda nos tempos da escola, como história em quadrinhos, e depois com a colaboração de amigos colocou o trabalho em um site. A história acabou ficando engavetada por um tempo, até que o autor resolveu e escreveu o livro, fazendo as mudanças necessárias.
Foi lançado em março desse ano pela Fantasy - Casa da Palavra, selo da editora Leya.
A ilustração de capa é do Rafael Daniani. As ilustrações nas páginas são do Affonso.


Na história, Adapak é filho de um dos deuses criadores de Kurgala. Os deuses foram responsáveis por criar vida em Kurgala, trazendo os primeiros habitantes, e isso provocou as entidades criadoras. Eles se afastaram, ficando cada um por si, e se ausentaram de Kurgala.
Adapak passou a viver no Lago Sem Ilha, levado por seu guardião. É uma região afastada de tudo. Os dias seguem normalmente até que, ao completar 19 ciclos, Adapak precisa fugir para se salvar de um bando de assassinos que buscam matá-lo. Ele usa tudo o que aprendeu até então para sobreviver, e é aí que ele começa a ver realmente o mundo, pois viveu sempre confinado na ilha, sem contato com outros seres. Também precisa ter cuidado com essa exposição.
E precisa descobrir o porque dessa perseguição, e impedir que as divindades de Kurgala sejam destruídas.
Apesar de não conhecer o mundo exterior, Adapak é muito preparado e domina bem as técnicas de combate, como o nome Espadachim já diz.
O livro é cheio de cenas de ação, traz um mundo totalmente novo, rico na descrição.

E teremos continuação; o segundo livro sai em 2015.
:)

No site espadachimdecarvao.blogspot.com.br dá pra participar do Fórum de discussão sobre a história, fazendo perguntas direto para o Affonso e ver várias ilustrações feitas pelos próprios leitores.

Links pra comprar:
Saraiva
Submarino
Fnac

Gostaram?
É muito bom ver autores brasileiros de sucesso, trazendo cada vez mais obras para enriquecer nossa literatura.

Se já leu, ou for começar a ler, deixe aqui seu comentário.
Até a próxima!

terça-feira, 18 de junho de 2013

The White Queen

The White Queen é uma série adaptada da franquia literária The Cousin’s War, de Philippa Gregory, que conta a história da Guerra das Rosas.
Uma guerra de 30 anos, em que a Casa Lancaster e a Casa York lutaram pelo trono da Inglaterra. Seus símbolos eram a rosa vermelha e rosa branca, respectivamente. 
Isso antes da dinastia Tudor, de Henrique VIII, Ana Bolena.
A história é apresentada sob a perspectiva feminina das personagens Elizabeth Woodville, Margaret Beaufort e Anne Neville, as três que buscam conquistar o poder. 

A série estreou na BBC One em junho e em agosto estreia no canal Starz, nos Estados Unidos.
Inclusive, tem diferenças entre as duas versões. As cenas de nudez serão censuradas para o público do Reino Unido e haverá diálogos adicionais na exibição nos EUA. “Há o corte da BBC e o corte da Starz. As câmeras continuam gravando para Starz após a BBC parar de gravar”, contou Max Irons em entrevista ao jornal britânico Metro. A versão americana será mais tórrida do que a britânica.

Além de Max Irons, de A Hospedeira, A Garota da Capa Vermelha, temos também no elenco Rebecca Ferguson, James Frain, de The Tudors.
A trama tem início em 1464, quando a guerra está em seu nono ano. Edward IV, da Casa York, é coroado rei da Inglaterra com a ajuda de Lord Warwick, seu primo. O rei se casa com Elizabeth Woodville, uma viúva plebeia, em segredo. Para o desespero de Lord Warwick, ela exerce forte influência nas decisões de Edward, o que o leva a arquitetar planos para manter sua posição de conselheiro do rei. Um deles, é casar sua filha Anne Neville com Richard, Duque de York, irmão mais novo do rei.
Elizabeth é filha de Jacquetta, que também usa magia, bruxaria. A mãe de Elizabeth é um dos motivos pelos quais Margaret Baufort despreza a esposa do rei. Margaret é uma mulher extremamente religiosa, representa a Casa dos Lancaster e sonha em ver seu filho Henry assumir o trono da Inglaterra.

Veja um trailer:

Serão 10 episódios, com aproximadamente uma hora de duração. Foi filmada na Bélgica.
Uma grande produção. Vale a pena assistir essa história medieval, as intrigas e batalhas pelo reino da Inglaterra.

Gostaram?
Deixe seus comentários   (:

Até a próxima!