domingo, 21 de julho de 2019

Procurando por Oum Kulthum - Shirin Neshat

Mitra é uma filmmaker iraniana que vive exilada de seu país e embarca no projeto de seus sonhos: fazer um filme sobre a lendária cantora egípcia Oum Kulthum. A produção explora os desafios, os sacrifícios e o preço que Oum Kulthum pagou por ter obtido sucesso em uma sociedade dominada por homens. Em seu esforço de capturar a essência da personagem como mito, mulher e artista, Mitra vai enfrentar seus próprios problemas, que se misturam com os da cantora, levando-a a um colapso emocional e artístico.

O longa (Looking for Oum Kulthum) é dirigido por Shirin Neshat, iraniana que atualmente vive em Nova York. Shirin tem muitos trabalhos com fotografia, além de filmes, que abordam temas político-sociais do mundo oriental-árabe trazendo um olhar mais humano e poético. Foi premiada em alguns festivais de cinema internacionais.
Fica claro que há um pouco de Shirin na história, como a personagem Mitra também é uma produtora, diretora de filmes, iraniana, que enfrenta desafios para se afirmar em um meio machista.
"Minha jornada para este projeto começou com a pesquisa e a coleção de imagens e literatura escritas sobre Oum Kulthum e a história egípcia. Finalmente, decidi não fazer um filme biográfico, mas contar uma história pessoal, compartilhando minhas próprias perspectivas e desafios como uma diretora iraniana tentando fazer um filme sobre uma cantora egípcia icônica. O roteiro atual, portanto, reflete de perto minhas próprias obsessões, desafios e a inesperada autodescoberta ao olhar para o destino de uma icônica artista do Oriente Médio, estou olhando para minha própria experiência e a de outras mulheres do Oriente Médio que escolhem buscar um talento ou uma carreira profissional. No centro deste filme, através da exploração simultânea de três personagens femininas principais, Oum Kulthum, Mitra (a cineasta iraniana) e Ghada (a atriz egípcia, que faz o papel de Oum Kulthum), a narrativa revela como na maioria dos países do Oriente Médio as mulheres, que vivem em sociedades dominadas pelos homens, enfrentam situações semelhantes", diz ela em uma nota no site oficial do filme.

Confira o trailer:

Procurando por Oum Kulthum será exibido dentro do Festival Shimmie, em São Paulo, no dia 27 de setembro, sexta-feira, no Teatro Eva Wilma. Para mais informações acesse o site https://www.festivalshimmie.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário