quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

UFSCar oferece primeiro curso do Brasil em Fisioterapia Neurofuncional

O tratamento de pessoas acometidas por doenças que atingem o sistema nervoso, como AVC, Parkinson, Esclerose Múltipla, lesão medular e síndrome de Guillain Barre, envolve profissionais de diversas áreas, entre eles o fisioterapeuta neurofuncional, cuja atuação está em pleno crescimento no Brasil.
As doenças neurológicas podem incapacitar uma pessoa a se movimentar normalmente, e a Fisioterapia Neurofuncional visa restabelecer a capacidade do indivíduo em exercer atividades cotidianas, e tornar o paciente o mais independente possível. A professora Anna Carolyna Lepesteur Gianlorenço, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), explica que o envelhecimento da população e o aumento nos fatores de risco, como hipertensão, diabetes e obesidade tem provocado o aumento das doenças neurológicas, como o AVC. Com o objetivo de capacitar fisioterapeutas para atuarem nos diferentes níveis de tratamento das doenças neurológicas, a UFSCar oferece o Curso de Especialização em Fisioterapia Neurofuncional. 

As inscrições ficam abertas até 28 de fevereiro pelo e-mail ufscarneurofuncional@gmail.com. “Nessa área, há poucos cursos em instituições de excelência no Brasil”, explica a professora Anna, que é uma das coordenadoras da especialização.As aulas teóricas e práticas serão ministradas por professores renomados para turmas reduzidas. Os alunos desse curso também desenvolverão outras competências, como a comunicação. “É essencial que o fisioterapeuta trabalhe a comunicação na equipe multiprofissional numa atitude humanizada e integrada”, explica Anna Carolyna.A pós-graduação, cuja gestão é da FAI.UFSCar (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), tem início em março de 2017, com aulas presenciais a cada 21 dias que seguem até o mês de julho de 2018. 
As vagas são limitadas. Mais informações no Facebook, em www.facebook.com/neurofuncionalufscar, ou pelo telefone (16) 3306-6883.

Nenhum comentário:

Postar um comentário