sexta-feira, 18 de março de 2016

Editora da UFSCar lança dois livros na área de Jornalismo

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) lança no próximo dia 22 de março, em São Paulo, dois livros na área de Jornalismo. "Jornalismo em trânsito: o diálogo social solidário no espaço urbano", de Mara Ferreira Rovida, e "Para além do código digital: o lugar do Jornalismo em um mundo interconectado", de Carlos Sandano. O evento, aberto ao público, acontece na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, às 17 horas. 

Em "Jornalismo em trânsito: o diálogo social solidário no espaço urbano" a professora e jornalista Mara Rovida observa a dimensão solidária presente na cobertura e nas narrativas apresentadas por repórteres que atuam diretamente no espaço urbano. Contrapondo sua proposta com as falas padronizadas e repetitivas sobre as condições do trânsito, Mara se volta para outra possibilidade narrativa: uma que desvenda a diversidade dos personagens e seus conflitos e disputas, mas que, principalmente, possibilita o diálogo e a solidariedade entre estes sujeitos sociais. 
Neste caminho, busca responder, na segunda parte de Jornalismo em trânsito, que sociedade, que espaço urbano é este? Descobre então que o caótico cenário do trânsito de São Paulo é também um lugar de encontro, muitas vezes forçados e violentos, mas também de empatia e cumplicidade. Na sequência, mergulha no cotidiano dos repórteres da Rádio SulAmérica Trânsito para compreender as relações e interações acionadas no processo de produção de suas narrativas. Nessa observação empírica, descobre, entre as narrativas da equipe, uma fala que contempla a perspectiva de um dos antagonistas mais emblemáticos do trânsito, o caminhoneiro. Daí, circula por São Paulo a bordo de caminhões, além de buscar informações de especialistas e órgãos responsáveis pelo controle do trânsito. 

Esta imersão, como registra Cremilda Medina no prefácio, possibilitou à autora um duplo protagonismo, como ouvinte e como jornalista, em relação à cobertura cotidiana do universo da cidade. O resultado é que, assim, o diálogo social solidário deixou de ser uma chave conceitual para se tornar embate real nas ruas congestionadas, nas marginais e nas estradas de acesso a São Paulo.
Jornalismo em trânsito o diálogo social solidário no espaço urbano
Já o livro "Para além do código digital: o lugar do Jornalismo em um mundo interconectado" reafirma a importância de jornalistas intelectualmente bem formados e eticamente responsáveis. Sem se intimidar com as crises pelas quais os meios de comunicação atravessam nas últimas décadas, Carlos Sandano revê criticamente os valores tradicionais desta prática, como a imparcialidade e a objetividade, para em seguida afirmar que o Jornalismo se torna necessário quando amplia as narrativas humanas e cria um espaço público onde possa existir o diálogo.
 Este é o significado do “para além” do título: perseguir aquilo que a tecnologia não está capacitada para oferecer, reformulando o entendimento sobre a prática jornalística e reafirmando a sua importância para a sustentação da democracia. Levando em consideração as transformações das últimas décadas, mas sem se submeter aos comandos do código digital, o autor redefine o Jornalismo como um espaço público de articulação empática e solidária de estratégias relacionadas a diferentes culturas e visões de mundo.Trata-se assim de pensar qual o trabalho intelectual tem a envergadura necessária para assumir a responsabilidade de servir à sociedade democrática e se dedicar conscientemente à afirmação da solidariedade nas relações humanas. O que segue então é uma reflexão apoiada na Filosofia sobre valores que devem balizar a prática jornalística, numa tentativa de buscar referências, pontos de apoio para pensar o seu significado e as consequências de seu exercício. 
Para além do código digital: o lugar do Jornalismo em um mundo interconectado

A Livraria da Vila do Shopping Higienópolis está localizada na Avenida Higienópolis, 618, piso Pacaembu - Ala Nova, na capital paulista. Mais informações sobre os livros podem ser obtidas no site da EdUFSCar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário