segunda-feira, 1 de agosto de 2016

118 Dias

"118 Dias" é um filme do diretor Jon Stewart, com Gael García Bernal, Kim Bodnia, Dimitri Leonidas, Haluk Bilginer, Shohreh Aghdashloo no elenco.
Conta a história de Maziar Bahari, um jornalista iraniano que trabalhava para a revista americana Newsweek e vive em Londres, com sua esposa. Em 2009, ele foi enviado para cobrir as eleições presidenciais do Irã, onde o presidente Mahmoud Ahmadinejad corria o risco de não se reeleger.

Após a vitória de Ahmadinejad, rumores de que a eleição teria sido fraudada provocaram muitas manifestações populares, que eram repelidas com violência pela polícia local. Bahari filmava um destes ataques e enviava o material para ser divulgado mundo afora, o que o transformou em um alvo do governo iraniano. Ele foi preso acusado de espionagem e torturado para que confessasse que estava agindo em nome de uma conspiração ocidental para derrubar o presidente iraniano.

O longa foi gravado na Jordânia, e a fotografia transmite realidade. A abordagem visual escolhida por Stewart lembra documentários de guerra, dando a impressão de que as cenas das manifestações foram tiradas de gravações reais da época.

Gael García Bernal foi perfeito no papel de Maziar, usando gestos, trejeitos e o sotaque para interpretar o iraniano. 

118 Dias é um filme que retrata um período histórico importante do Irã, e além disso nos mostra o lado de um ser humano, de um cidadão que conhece seu País e vive na pele um dos acontecimentos que marcou a história do Irã, que provocou consequências no mundo todo.

Deixe seus comentários.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário