O filme "A Dama Dourada" fala sobre a história de Maria Altmann, uma austríaca judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que decide processar o governo austríaco para recuperar o quadro "Woman in Gold", de Gustav Klimt, que é um retrato de sua tia que foi roubado pelos nazistas durante a ocupação no país.
Para isso, ela conta com a ajuda de um jovem advogado, o inexperiente e idealista Randy Schoenberg, também descendente de judeus austríacos.
Para isso, ela conta com a ajuda de um jovem advogado, o inexperiente e idealista Randy Schoenberg, também descendente de judeus austríacos.
A dupla de protagonistas é interpretada por Helen Mirren e Ryan Reynolds e o diretor é Simon Curtis.
Maria viveu nos Estados Unidos após fugir da guerra com seu marido, deixando a família e todo o resto para trás. Nem mesmo sua família rica e influente escapou da perseguição dos nazistas.
A Áustria foi um dos países que apoiaram Hitler e a Alemanha na guerra, recebendo os nazistas de braços abertos.
Já idosa, Maria teve oportunidade de pedir a restituição do quadro que se encontra em exposição na Áustria, na galeria Nacional Belvedere, em Viena, conforme o desejo de sua tia, mas que não chegou a ser doado legalmente ao museu, pois foi incorporado ao acervo depois de ser roubado de sua casa por oficiais nazistas.
Também mudaram o nome do quadro de “Retrato de Adele Bloch-Bauer I” para "A Dama Dourada", para ocultar as raízes judaicas da obra.
Mas o país não a recebe bem e não está disposto e devolver a obra, que é considerada por eles a "Monalisa da Áustria". E, principalmente, não querem relembrar esse passado obscuro da história da Áustria.
Ainda há mais de 100 mil obras de arte daquele período desaparecidas. A estatística também aparece em “Caçadores de obras-primas", drama de guerra estrelado por George Clooney e Matt Damon, sobre um pelotão convocado para resgatar obras roubadas por nazistas e devolvê-las a seus donos, ainda durante o conflito.Reprodução do quadro "Woman in Gold". |
O filme é intercalado com cenas do presente e do passado de Maria. Enquanto a luta e o processo para reaver o quadro seguem, vamos acompanhando sua juventude até a fuga de seu país de origem.
Super indicado para quem gosta de história, pois é baseado em fatos reais, e tem um pouco de tudo: drama, suspense, aventura, humor.
Deixe seus comentários.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário