Desenhar peças de roupa, joias, cintos, bolsas e calçados, preocupando-se com os estilos e tendências é o trabalho de um profissional da moda.
Um estilista ou designer analisa o comportamento dos consumidores que pretende alcançar e promove as vendas. Na indústria têxtil, é responsável pela aquisição de matérias primas e pelo desenho de estampas. Como gestor, pesquisa o mercado consumidor, estabelece estratégias de marketing. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines, ou prestar assessoria de moda para grandes lojas. Neste caso, o profissional define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções que serão compradas. É possível ingressar na carreira com um curso superior de tecnologia.
Mariana Pedreschi, de 22 anos, está no último ano do curso e nos conta sua rotina de estudos.
"O curso de Design de Moda da Faal (Faculdade de Administração e Artes de Limeira), é um curso que abrange
todas as áreas relacionadas com a moda, não somente a parte conceitual, como é
no Santa Marcelina em São Paulo, mas sim toda a parte técnica e que forma a
pessoa um profissional da moda em varias áreas, e por isso, um designer.
O curso é extremamente completo. Ele dá início com noções
básicas de parte manual, como confecção, modelagem e costura. Tem toda a parte
da tecidoteca e informações têxtil. Aulas de História da Arte e História da Moda, fazendo ligações dos fatos
históricos desde a pré-história, e como ela foi
acompanhando, evoluindo e mudando ao longo dos séculos; juntamente com a arte (sempre relacionada).
A parte de criação faz os alunos explorarem toda sua
habilidade de criatividade e produtividade rápida, criando desde vestidos de
papel até acessórios de plástico. Trabalhando sempre com o próprio ‘Caderno do Artista’ e influencias dadas pelo professor. Filmes, livros, matérias e
desfiles são mostrados constantemente para influências criativas.
A faculdade foca muito no elemento criativo e conceitual do
aluno, mas principalmente no seu poder de assimilar a moda com a lucratividade,
mercado e marketing. Ou seja, aulas de mercado, tendências e pesquisas são
feitas para que o aluno saia preparadíssimo para o mercado de trabalho de moda,
e entenda o que muda, acontece e diversifica 24 horas por dia no universo fashion.
O curso oferece excursões para exposições de arte e moda,
feiras de moda, e viagens para Colóquios de Moda e desfiles também. Uma
vez por ano, ocorre a Semana de Moda na faculdade, com palestras e oficinas
complementares para os alunos."
Mariana vestindo uma de suas criações. |
Agora você sabe que as pessoas que acham que quem faz Moda passa o tempo inteiro desenhando, costurando ou só montando looks, estão erradas. É muito mais que isso, e é um trabalho que está presente em nossas vidas mesmo quando não percebemos.
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