segunda-feira, 19 de maio de 2014

Lino Facioli, o Robin Arryn de Game of Thrones

Aos 13 anos, Lino Schmidek Facioli, nascido em Ribeirão Preto (SP), já trabalhou em curta-metragem, filmes e atualmente integra o elenco de Game of Thrones. Ele interpreta Robin Arryn, herdeiro da Casa Arryn do Ninho da Águia.
Nos livros, o personagem se chama Robert Arryn, mas na série o nome foi trocado para não confundirem com Robert Baratheon.
Este ano, Lino estreia seu primeiro filme em português, o longa "O Menino no Espelho", em que viverá  o autor Fernando Sabino e Odnanref, seu reflexo, ao lado de nomes como Mateus Solano e Regiane Alves.

Ele se mudou para o Reino Unido com 4 anos de idade, mas sempre volta para visitar a família e amigos. "Adoro visitar a casa dos meus avós no interior de SP, a fazenda onde a minha tia mora, e gostei muito do meu tempo em Cataguases (onde gravamos O Menino no Espelho). Também adorei o Rio, e gosto muito de visitar meus parentes e amigos em São Paulo e no Guarujá", disse em entrevista ao Game of Thrones BR. 

Lino chegou a fazer uma audição para o papel de Bran Stark, mas foi considerado muito novo para ele. Quando a série foi aprovada, o chamaram para fazer a audição para Robin Arryn e conseguiu.
Sobre os bastidores de gravação, Lino diz que ficou amigo de todos no set. "Eu e o Isaac (Isaac Hempstead-Wright, o Bran Stark) ficamos muito amigos, principalmente na 1ª temporada porque tivemos mais tempo juntos em Belfast, e nos encontramos algumas vezes em Londres. Mas em geral fiquei amigo de todo mundo no set, a equipe toda é muito legal. Também saíamos muito para jantar com a Julie (preparadora de elenco) e a Kate (Kate Dickie, que interpreta sua mãe), que são direitíssimas. E tive muitas conversas boas com o Aidan (Gillen, o Mindinho)."

O ator conta que sempre faz a leitura antecipada dos roteiros com outros integrantes da série e, às vezes, chega a realizar um ensaio antes da gravação. Também conta que não pode tomar muito sol e ganha um reforço da maquiagem para ficar com a aparência apática. “Eu não tinha noção de que seria uma produção desse nível, mas acho que, pelo fato de ter entrado desde a primeira temporada, já me senti parte do time e todos sempre foram muito legais", disse ao G1.
Ele só assiste às cenas em que atua, pela indicação etária do seriado. 

Entre as idas e vindas para a Irlanda do Norte, onde gravou suas cenas, ele teve oportunidade de encontrar George R.R. Martin, autor dos livros que deram origem à série, além de coprodutor-executivo e um dos roteiristas do programa. "Na primeira temporada, ele esteve nos estúdios enquanto eu estava gravando, e pedi para conhecê-lo. Ele e a mulher me levaram para conhecer o set onde fica o Trono de Ferro. Foi um momento mágico. Pena que fiquei com vergonha de pedir para tirar uma foto", disse.

Sobre Game of Thrones, Lino afirmou que gostaria que seu personagem fizesse algumas cenas de ação e continue na série por muito tempo.
Lino como Robin Arryn e a mãe, Lysa Arryn
E ao lado de Regiane Alves e Mateus Solano no filme O Menino no Espelho, adaptado do livro de Fernando Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário