terça-feira, 6 de maio de 2014

“Fazendo o Homem Acreditar”, de Felipe Morcelli

Felipe Morcelli é editor geral do site Terra Zero, totalmente dedicado à DC Comics e seus personagens, com notícias e matérias diárias. Com o aniversário de 75 anos de criação do Superman, Felipe escreveu o livro “Fazendo O Homem Acreditar” com um projeto para arrecadar fundos para a impressão de uma tiragem no Catarse.
“A ideia pra fazer o livro surgiu no fim de 2012, quando estava começando a pensar numa exposição para comemorar os 75 anos do Superman, em 2013. Comecei a adquirir artes originais, revistas raras e outras coisas que seriam legais de se ver numa mostra baseada no personagem. Todavia, precisava de fundos para continuar comprando coisas e então comecei a pensar num livretinho com curiosidades para acompanhar a exposição e montar um projeto no Catarse a fim de levantar um financiamento coletivo. De repente este livreto começou a tomar proporções maiores e quando vi a exposição estava em segundo plano. Foi então que me vi frente a uma decisão importante: ou deixava coisas de lado e mantia a exposição e um livreto ou fazia algo inédito: um livro de verdade. Resolvi fazer o livro”, conta Felipe.
Foram cerca de seis meses entre pesquisa e escrita. “Como sou muito fã do persongem, já sabia o que falar por conta própria, só precisava me aprofundar mais em alguns aspectos que não eram de meu domínio. Depois disso veio a parte artística da coisa: capas, pôsters e diagramação. Isso levou basicamente de seis a oito meses. Depois passamos uns dois meses buscando gráficas até acertarmos uma que nos oferecesse um custo benefício bacana. Como conseguimos 50% a mais da metade desejada, o produto final ficou muito melhor do que imaginávamos”, completou.
Sob uma ótica histórica e jornalística, o livro analisa em que condições o Superman foi criado e como ele evoluiu através dos anos, recheando esta narrativa com informes fictícios sobre grandes feitos dele no universo das revistas e com curiosidades obscuras até para os fãs mais dedicados ao personagem. É o primeiro livro sobre o Superman criado 100% no Brasil, e o material vai surpreender muito os leitores e simpatizantes do herói.
Alguns dos maiores nomes dos quadrinhos no país participaram do projeto, como o gaúcho Daniel HDR, que fez a capa, diagramação do designer e ilustrador Rafael Zoccoler, Rod Reis (colorista; Superman, Aquaman, Liga da Justiça), Marcelo Maiolo (colorista; Cavaleiros do Demônio, Arqueiro Verde), Rodney Buchemi (desenhista; Hércules, Flashpoint: Legion of Doom) e Rafael Koff (cartunista).
O livro foi lançado no 20º Fest Comix no domingo (4/05), após o painel “Superman & Batman 75 anos“ onde Felipe Morcelli, Daniel HDR, Rod Reis e Marcelo Maiolo discutiram suas relações com os personagens e seus trabalhos com eles.

EM 1938 O MUNDO MUDOU. Não só pelos efeitos da ascensão nacionalista na Alemanha que viria a dar início ao mais trágico conflito da história moderna da humanidade, mas também porque em Cleveland, Ohio, dois jovens e sonhadores rapazes davam vida a um personagem que se tornaria um ícone: o Superman.
“FAZENDO O HOMEM ACREDITAR” é um livro dedicado a este personagem que sobreviveu a todas as dificuldades do tempo e permaneceu vivo no consciente das pessoas. Personagem este que viria a servir de inspiração para todos os outros milhares de super-heróis que surgiram após sua primeira publicação – de Batman ao Homem-Aranha, nenhum foi criado sem ter um pezinho no arquétipo desenvolvido com o surgimento do Homem de Aço.
O livro também é dedicado aos fãs, que sempre se identificaram com a capacidade de fazer o bem sem pedir nada em troca; que sempre adoraram as histórias do herói, das mais bobas até as verdadeiras obras de arte. Estes fãs encontrarão aqui ensaios, análises, fatos curiosos e obscuros da vida deste super-herói desde sua concepção até os dias de hoje.
O livro está à venda na loja física da Comix Book Shop, e em breve estará à venda online também. Fique ligado.
Mais informações podem ser obtidas pelo email felipemorcelli@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário