segunda-feira, 6 de maio de 2013

Percy Jackson

Percy Jackson e Os Olimpianos é uma série de cinco livros escrita por Rick Riordan. Ele era professor de inglês e história em São Francisco, California, e também é autor de uma série mais adulta e de mistério chamada Tres Navarre, que teve a primeira edição lançada em 2011 no Brasil.
Juntos, os cinco livros da saga já venderam mais de 10 milhões de exemplares pelo mundo, permanecendo por 155 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times.

Percy Jackson e o Ladrão de Raios foi lançado em 2005, e em 2008 no Brasil pela editora Intrínseca. Tudo começou quando o filho de Rick, Haley, foi diagnosticado com dislexia e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Ele contava histórias para ele, sobre deuses e heróis da mitologia grega, e foi daí que Percy surgiu.

"Todas as noites, ele me pedia para contar histórias na hora de dormir dos mitos gregos. E então, eu criei Percy Jackson. Ele tem TDAH e dislexia, e aprende que postas juntas, essas duas condições indicam, sem sombra de dúvida, que ele tem sangue olimpiano."

Percy também tem dislexia e muda muitas vezes de escola por causa dos problemas que acontecem com ele. Como quando ele é atacado pela professora de álgebra, que na verdade era uma Fúria disfarçada. É daí que ele descobre que é um meio-sangue e filho de Poseidon, o deus do mar. A mãe dele o leva para o Acampamento Meio-Sangue, um acampamento de verão para semideuses em Long Island. Grover é o melhor amigo de Percy e vai junto. Ele é um sátiro (tem o corpo metade humano e metade de bode) e acompanhava Percy para protegê-lo dessas criaturas, e para ajudar a chegar até o acampamento. Ele descobre que o professor de mitologia também é outra criatura, o centauro Quíron e diretor do acampamento.
Lá existem 12 chalés e cada um representa um deus do Olimpo. Enquanto ele não é reclamado como filho de Poseidon, ele fica no chalé de Hermes. Isso acontece durante um jogo de capturar a bandeira, quando Clarisse (filha de Ares) e seus irmãos atacam Percy. Quando ele pisa num rio é curado pelas águas, e o tridente de Poseidon aparece acima de sua cabeça. Ele passa a ser o único morador do chalé de Poseidon. Os outros passam a tratá-lo de maneira diferente por isso, como é filho de um dos maiores deuses e irmãos, Zeus, Hades e Poseidon, que na verdade não poderiam ter filhos porque haviam feito uma promessa de que não procriariam com pessoas mortais. Eles poderiam se tornar uma ameaça.

Percy recebe uma profecia e a missão de recuperar o Raio Mestre de Zeus que foi roubado. Zeus acredita que foi um de seus irmãos que o roubou, e Percy vira suspeito como se Poseidon tivesse ordenado que ele pegasse o raio. Ele precisa encontrar antes do solstício de verão, e tem dez dias para isso.

Grover e Annabeth, que é filha de Atena e morava no acampamento desde quando fugiu de casa aos 7 anos e fica amiga de Percy, vão junto.
Eles enfrentam muitas criaturas e monstros mitológicos, como a Medusa, e Hades que perdeu seu Elmo e toma a mãe de Percy como refém, acreditando que ele também teria roubado o Elmo. São muitas cenas de ação.
Além de tudo isso eles são bem jovens. Percy tem 12 anos na história, e já lidam com todos esses problemas. Cresceram sem entender porque eram diferentes dos outros, sem um pai ou uma mãe, e de repente recebem toda essa responsabilidade.

O filme veio em 2010.

Muita coisa fica diferente no filme, virou quase uma outra história. Até o final é outro, então pode deixar  uma pequena decepção para quem assistir. Mas as cenas de ação são boas.
Logan Lerman interpreta o Percy. Pierce Brosnan é Quíron.
E quem faz Zeus é Sean Bean, o nosso Ned Stark, que também fez Boromir em Senhor dos Anéis, Tróia, o rei em Espelho Espelho Meu, e muitos outros.
Jake Abel, que fez A Hospedeira, é o Luke.
O diretor, Chris Columbus, é o mesmo dos dois primeiros filmes de Harry Potter.

Em agosto teremos a segunda parte, Percy Jackson e o Mar de Monstros.
Dessa vez, o Acampamento Meio-Sangue corre perigo, os limites que o protegem estão cada vez mais fracos e muitos monstros podem atacá-lo. Eles precisam encontrar o Velocino de Ouro, que foi retirado da árvore onde ficava e protegia todo o território do acampamento.
Assim, os heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, no Triângulo das Bermudas. Lá, Percy e Annabeth enfrentaram seres fantásticos, muitos perigos e situações inusitadas, que colocarão sua coragem em prova. Além disso, precisam buscar Grover, que está desaparecido. Ainda contam com a ajuda de Clarisse La Rue, filha de Ares.

O sucesso da série só tende a aumentar e a conquistar mais fãs.

Tem uma versão em Graphic Novel, estilo história em quadrinhos. Foi lançada em 2011 no Brasil também pela editora Intrínseca.

A do Mar de Monstros chegou agora em julho.
Leia o primeiro capítulo aqui.
Link pra comprar: Saraiva
Olha também essa edição com capa inspirada no filme.

A série Os Heróis do Olimpo é uma continuidade da série Percy Jackson. São quatro livros.
Percy e Annabeth voltam como personagens principais, fazendo parte dos grupo de sete meios-sangues da nova grande profecia. Outros personagens, como Thalia Grace e Nico di Angelo voltam como personagens secundários. A profecia dos sete é citada em O Último Olimpiano.

Sete meios-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.

O Herói Perdido é o primeiro, seguido por O Filho de Netuno.
E o terceiro, A Marca de Atena foi lançado em maio.

Alguns links pra comprar:
Nesse Guia Definitivo tem muitas curiosidades, fichas dos personagens, explicações sobre monstros e locais que aparecem ao longo da série, informações sobre os semideuses e o acampamento meio-sangue. Além de um teste para descobrir quem é seu pai ou mãe divino, como detectar um sátiro e os dez sinais de que talvez você seja um meio-sangue. É todo cheio de ilustrações, fotos, mapas.
Foi escrito em parceria com Mary-Jane Knight.

Legal para os leitores terem e conhecerem um pouco mais.

Logan também fez Os Três Mosqueteiros, de 2011, e As Vantagens de Ser Invisível, também adaptado de um livro, com Emma Watson.
Ele vai contracenar com Brad Pitt e Shia LaBeouf em um filme sobre a Segunda Guerra Mundial chamado Fury, que tem previsão de lançamento para novembro de 2014. A história se passa nos momentos finais da segunda guerra, quando o capitão Wardaddy (Brad Pitt) tem que levar sua equipe de cinco homens e mais um tanque chamado Fury para uma grande missão dentro do território nazista. Logan é o soldado mais novo e inexperiente da equipe, e LaBeouf faz um dos parceiros dele.
(Lembrei de Bastardos Inglórios.)
Outro filme previsto para esse ano é "The Bluff”, com Logan e Josh Hutcherson (de Jogos Vorazes), em que um grupo de jovens faz a festa em Las Vegas e se metem em muita confusão.
Logan tá com tudo, haha!

Gostaram? Se interessam por mitologia grega?
Já viram os livros ou o filme? Comentem aqui.
:)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário