sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Música árabe e seus gêneros

São vários os gêneros musicais árabes. Cada um tem sua história, características. Fazendo uma analogia como um todo, podemos começar a distinguir conceitos como gênero e estilo.

Gênero

O gênero não é somente traduzido por um ritmo ou pela linguagem musical. É um conjunto de complexos elementos e diferentes aspectos como história, geografia, cronologia, cultura, técnica, crítica e até mesmo a necessidade de categorização para a venda no mercado.
Engloba um determinado tipo de manifestação musical em toda sua possível amplitude. Define e classifica músicas em suas qualidades, que compartilham elementos em comum. É a generalização de uma infinidade de diferentes nuances, particularidades.

Estilo

Já o estilo seria o modo de expressão, a maneira que o compositor vai executar a sua arte, as características mais ou menos constantes e definidas que identificam sua obra. Existe ali, um senso de individualismo e personalidade.
Assim, é possível dizer que um gênero engloba diversos estilos. Somente para ilustrar, seria como identificar o samba como gênero e, por exemplo, o samba de roda ou o samba rock como estilos.
A autora Helena Brandão, dentro do campo da linguística, discute essa relação: “Onde há estilo há gênero. O vínculo entre estilo e gênero é indissolúvel, orgânico. Cada esfera conhece seus gêneros, apropriados à sua especificidade, aos quais correspondem determinados estilos."

Como identificar um gênero musical?

Alguns pontos podem ajudar na identificação do gênero musical:
– Instrumentos presentes com frequência;
– Conteúdo da letra (romântico, religioso etc);
– ritmo;
– Lugar (de onde é a música e o compositor);
– Tempo (de quando é a música);
– Que grupo essa música representa ou pertence;
– como é a sua interpretação etc
Desta forma, ao analisarmos uma manifestação musical como gênero, e determinar os variados estilos dentro desse gênero, devemos refletir a respeito de muitos aspectos.
Algumas vezes cometemos erros na hora da escolha de uma música, porém temos que nos empenhar ao máximo para procurar saber o que vamos dançar. Pesquisar sobre sua origem, estudar e ouvir bastante a música antes de dançar são pontos fundamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário