terça-feira, 7 de julho de 2015

Trilogia Legend - Marie Lu

Mais uma distopia arrebatadora!

Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130, na atual República da América, "Legend" conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. 
No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. 
Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

A história se passa em um mundo totalmente diferente do que conhecemos hoje. Os Estados Unidos tem um novo formato, um novo governo, a República, e no lado leste existe as Colônias, como um outro país.

A República surgiu para melhorar a vida da população e protegê-los dos Patriotas, os remanescentes do Estado antigo. Ou, ao menos, é isso o que eles dizem.

Aos 10 anos, no teste obrigatório do governo para classificar as crianças, e mandar as que falham para campos de trabalho, June conquistou a pontuação máxima e é considerada uma menina prodígio. Aos 15, ela está sendo preparada para atuar nos mais importantes meios da República.

Ela perdeu os pais há muitos anos e sua única família é Metias, seu irmão mais velho. Eles fazem parte da parcela mais privilegiada da sociedade, que, inclusive, recebe todos os anos uma vacina contra a praga que assola os cantos mais pobres do país.
Só que tudo muda quando seu irmão é morto em um ataque, e o principal suspeito é Day, o "criminoso" mais procurado da República. Destroçada pelo impacto da perda, ela consegue se manter firme e passa a ter em mente um único objetivo: acabar com o assassino.

Day é um jovem de 15 anos que vive nas ruas de um dos setores mais pobres de Los Angeles, lutando para conseguir qualquer coisa que possa ajudar sua família – que pensa que ele está morto – e Tess, uma amiga que o acompanha por aí.

Os capítulos são intercalados e narrados pelos dois protagonistas, o que nos permite acompanhar com detalhes os acontecimentos que causam o encontro dos dois.
Day e June são personagens muito cativantes e espertos, que enfrentam os desafios que surgem pela frente.

E mais do que a vingança que ela planeja para o assassino de seu irmão, ela começa a descobrir inconsistências nas histórias que são contadas a ela e começa a questionar tudo o que acontece à sua volta, entrando em conflito com si mesma por pensar assim e por duvidar do sistema em que ela vive e no qual foi criada para lutar e defender, sem questionamentos.

A saga continua com "Prodigy - Os Opostos Perto do Caos" e "Champion - Do Caos e da Lenda Surgirá um Campeão".
"A Vida antes de Legend − Histórias de um criminoso e de uma menina prodígio" traz duas histórias inéditas escritas por Marie Lu e oferece aos leitores um vislumbre da vida de seus personagens favoritos antes de se conhecerem.


Há também uma versão em história em quadrinhos, adaptado por Leigh Dragoon e ilustrado por Kaari, tem publicação prevista para o verão (nos Estados Unidos) deste ano. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

A autora

Marie Lu nasceu na China e mudou-se ainda criança com a família para os Estados Unidos. Formou-se na Universidade do Sul da Califórnia e começou a trabalhar como programadora na indústria de videogames. Hoje é escritora em tempo integral. Nas horas vagas, gosta de ler, desenhar e jogar Assassin´s Creed. Ela mora em Los Angeles, na Califórnia, com o namorado, um Chihuahua sem pedigree e dois cachorrinhos da raça Welsh Corgi Pembroke.




Com muita ação, reviravoltas e personagens cheios de personalidade, a trilogia Legend é digna de leitura e prende a atenção do começo ao fim, do primeiro ao terceiro livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário