quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Os indicados ao Globo de Ouro 2015

A Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood anunciou os indicados ao Globo de Ouro 2015. A cerimônia da 72ª edição, que está marcada para o dia 11 de janeiro, é uma das principais premiações de Hollywood anteriores ao Oscar, que acontece no dia 22 de fevereiro. Assim como nos dois anos anteriores, o Globo de Ouro será apresentado por Tina Fey e Amy Poehler.

A lista de indicados é dividida em 25 categorias. Para você se atualizar, confira a seguir um guia com todos os filmes indicados, nas categorias Drama e Comédia ou Musical, e uma breve sinopse de cada um. 

Melhor filme – Drama
Boyhood
O filme conta a história de um casal de pais divorciados que tenta criar seu filho Mason. A história percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.
As filmagens começaram em 2002. O elenco se encontrou uma vez ao ano, durante estes 12 anos, para gravar o filme. O objetivo era acompanhar o crescimento e amadurecimento de Mason, interpretado por Ellar Coltrane.
Richard Linklater foi indicado ao prêmio de melhor direção no Festival de Berlim deste ano, e concorre também nessa categoria ao Globo de Ouro. Ethan Hawke e Patricia Arquette concorrem a Melhor Ator e Atriz Coadjuvante, e Richard Linklater foi indicado por Melhor Roteiro.
Assista ao trailer neste link

A Teoria de Tudo
O filme mostra a história de Stephen Hawking, interpretado por Eddie Redmayne, desde jovem, quando fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com Jane Wide e a descoberta de uma doença motora degenerativa,  quando ele tinha apenas 21 anos.
É baseado no livro de memórias "Travelling to Infinity: My Life with Stephen", escrito por sua mulher.
Eddie perdeu quase 10 quilos para interpretar o físico, fez uma extensa pesquisa sobre a doença e estudou a fundo os trejeitos de Stephen. Para o treinamento do lado físico, o ator teve aulas com uma dançarina que criou os movimentos dos zumbis em Guerra Mundial Z. 
Cinco dias antes das filmagens, o ator conheceu Hawking. “Ter a chance de conhecê-lo foi um misto de desespero e terror. Tive receio de encontrá-lo e perceber que minha preparação estava completamente errada, de ter me distanciado do verdadeiro Stephen”, declarou o ator em entrevista no Festival Internacional de Cinema de Toronto.
Stephen Hawking começou a ter os primeiros sintomas da ELA (esclerose lateral amiotrófica) aos 21 anos. Essa é a mesma doença da campanha do Ice Bucked Challenge, o Desafio do Balde de Gelo, que bombou as redes sociais em 2014. Os médicos lhe deram pouco tempo de vida, mas ele continua vivo e aos 72 anos pôde conferir sua cinebiografia. 
Confira o trailer emocionante aqui

Foxcatcher
A história segue o campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz, que sempre treinou com seu irmão mais velho David, que é também uma lenda no esporte. Um dia, Mark recebe um convite para visitar o milionário John du Pont em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.
Channing Tatum, Mark Ruffalo e Steve Carell formam o elenco. Steve foi indicado a Melhor Ator e Mark Ruffalo a Melhor Ator Coadjuvante.
Veja o trailer.

O Jogo da Imitação
Cinebiografia de Alan Turing, que acompanha sua ascensão no mundo da tecnologia, quando seus conhecimentos inestimáveis em matemática, lógica e ciência da computação contribuíram com as estratégias usadas pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, este homem tinha diversos conflitos com sua própria homossexualidade, buscando soluções de cura, e vindo a cometer suicídio em 1954.
O elenco conta com Benedict Cumberbatch, que concorre a Melhor Ator, Keira Knightley, indicada a Melhor Atriz Coadjuvante, Matthew Goode, Mark Strong e Charles Dance, o Tywin Lannister de Game of Thrones.
O filme foi o vencedor do Festival Internacional de Cinema de Toronto, e foi ovacionado pelo público e pelos críticos após a exibição.
Trailer.


Selma
Cinebiografia de Martin Luther King, que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.
A marcha foi um protesto pela dificuldade que os negros encontravam para se registrarem como eleitores em alguns estados americanos, não tendo na prática o direito ao voto. A reação brutal da polícia do Alabama fez o presidente Johnson criar uma lei federal para garantir o direito ao voto a todos os cidadãos americanos.
O elenco ainda conta com David Oyelowo, Carmen Ejogo, Oprah Winfrey, Andre Holland, Omar J. Dorsey, Tessa Thompson, Tim Roth, Wendell Pierce e Cuba Gooding Jr.
Veja o trailer e ouça a faixa "Glory", feita pelo cantor John Legend e o rapper Common, que concorre a uma vaga entre as indicações ao Oscar.
O lançamento do filme acontece no mesmo momento em que se discute os casos recentes de repressão policial violenta a suspeitos negros nos Estados Unidos.

Comédia ou Musical
Birdman
"Birdman" lidera a lista, com sete indicações, incluindo a melhor filme de comédia ou musical, melhor ator de comédia ou musical (Michael Keaton), melhor ator coadjuvante (Edward Norton), melhor atriz coadjuvante (Emma Stone) e melhor diretor (Alejandro González Iñárritu).
O filme se destacou em festivais e entre os indicados do SAG Awards, prêmio do Sindicato dos Atores de Hollywood, e retrata a vida de um ator decadente, marcado por ter interpretado um super-herói, que tenta retomar a carreira com uma peça na Broadway.

O Grande Hotel Budapeste
Nessa comédia, no período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.
O elenco conta com Ralph Fiennes (o Voldemort), Edward Norton, F. Murray Abraham, Tony Revolori, Mathieu Amalri, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jude Law e Saoirse Ronan.
A produção se tornou o maior sucesso da carreira do diretor Wes Anderson, arrecadando US$161 milhões pelo mundo. O filme recebeu o Urso de Prata no festival de Berlim.

Caminhos da Floresta
Baseado no musical da Broadway de Stephen Sondheim, o foco da trama é um casal sem filhos, que têm que acabar com uma maldição colocada sobre eles por uma bruxa vingativa, enquanto sua história se entrelaça com personagens de contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho e Cinderela. Cabe a eles a tarefa de enfrentá-la, de forma a colocar as histórias e seus personagens em ordem.
Johnny Depp interpreta o Lobo Mau. Meryl Streep, James Corden, Emily Blunt, Anna Kendrick, Chris Pine, Mackenzie Mauzy, Christine Baranski e Frances de la Tour completam o elenco.
A direção fica por conta de Rob Marshall, ganhador do Oscar por "Chicago".

Pride
Narra os fatos vividos pela militância gay inglesa em 1984. O momento era de crise no setor dos mineradores, que estavam em greve, e um grupo de ativistas gays decide arrecadar dinheiro para enviar às famílias dos mineiros. Mas a União Nacional dos Mineiros fica um pouco constrangida em receber esta ajuda. Os ativistas não perdem o ânimo, decidem entregar a doação pessoalmente e partem em direção ao País de Gales. Assim começa a história improvável de dois grupos que não tinham nenhuma relação, mas se uniram em prol de uma causa.
Bill Nighy, Imelda Staunton (Oi, Umbridge), Paddy Considin, Dominic West, Ben Schnetzer (o Max de A Menina que Roubava Livros) e George Mackay (o Eddie de How I Live Now <3) formam o elenco.
Assista ao trailer.

Um Santo Vizinho
Com Bill Murray, Melissa McCarthy e Naomi Watts, a história segue Maggie, que acaba de se divorciar. Ela e o filho de 12 anos se mudam. Um vizinho, St. Vincent De Van Nuys, se aproxima deles e se oferece para cuidar do menino. Depois de hesitar, Maggie aceita, pois é enfermeira e faz plantões de madrugada.Uma grande amizade nasce entre o menino e o veterano de guerra, Vincent. Apesar de ele não ser a pessoa mais indicada para cuidar de uma criança, essa amizade faz muito bem ao menino.
Trailer.

Entre as categorias de TV, a série "Fargo" é a produção que mais recebeu indicações, cinco ao todo.
Veja a lista completa.

Melhor Atriz – Drama
Jennifer Aniston ("Cake")
Felicity Jones ("A Teoria de Tudo")
Julianne Moore ("Still Alice")
Rosamund Pike ("Garota Exemplar")
Reese Witherspoon ("Livre")

Melhor Ator – Drama
Steve Carell ("Foxcatcher")
Benedict Cumberbatch ("O Jogo da Imitação")
Jake Gyllenhaal ("O Abutre")
David Oyelowo ("Selma")
Eddie Redmayne ("A Teoria de Tudo")

Melhor Atriz – Comédia ou Musical
Amy Adams ("Big eyes")
Emily Blunt ("Caminhos da Floresta")
Helen Mirren ("A 100 passos de um Sonho")
Julianne Moore ("Mapa para as Estrelas")
Quvenzhané Wallis ("Annie")

Melhor Ator – Comédia ou Musical
Ralph Fiennes ("O Grande Hotel Budapeste")
Michael Keaton ("Birdman")
Bill Murray ("Um Santo Vizinho")
Joaquin Phoenix ("Vício Inerente")
Christoph Waltz ("Big eyes")

Melhor Ator Coadjuvante

Robert Duvall ("O Juíz")
Ethan Hawke ("Boyhood")
Edward Norton ("Birdman")
Mark Ruffalo ("Foxcatcher")
J.K. Simmons (Whiplash")

Melhor Atriz Coadjuvante
Patricia Arquette ("Boyhood")
Jessica Chastain ("A Most Violent Year")
Keira Knightley ("O Jogo da Imitação")
Emma Stone ("Birdman")
Meryl Streep ("Caminhos da Floresta")

Melhor Diretor
Wes Anderson ("O Grande Hotel Budapeste")
Ava Duvernay ("Selma")
David Fincher ("Garota Exemplar")
Alejandro González Iñárritu ("Birdman")
Richard Linklater ("Boyhood")

Melhor Roteiro
Wes Anderson ("O Grande Hotel Budapeste")
Gillyan Flinn ("Garota Exemplar")
Alejandro González Iñárritu ("Birdman")
Richard Linklater ("Boyhood")
Graham Moore ("O Jogo da Imitação")

Melhor Animação
"Operação Big Hero"
"Festa no Céu"
"Os Boxtrolls"
"Uma Aventura Lego"
"Como Treinar Seu Dragão 2"

Melhor Filme Estrangeiro
"Força Maior" (Suécia)
"Gett" (Israel, Alemanha, França)
"Ida" (Polônia)
"Leviatã" (Rússia)
"Tangerines" (Estônia)

Melhor trilha original
Johann Johannsson – "A Teoria de Tudo"
Alexandre Desplat – "O Jogo da Imitação"
Trent Reznor & Atticus Ross – "Garota Exemplar"
Antonio Sanchez – "Birdman"
Hans Zimmer – "Interestelar"

Melhor canção original
"Big Eyes" – "Big Eyes" (Lana Del Ray)
"Glory" – "Selma" (John Legend, COmmon)
"Mercy Is" – "Noé" (Patty SMith, Lenny kaye)
"Opportunity" – "Annie"
"Yellow Flicker Beat" – "Jogos Vorazes: A esperança – Parte 1" (Lorde)

TV

Melhor série de TV – Drama
"The Affair"
"Downton Abbey"
"Game of Thrones"
"The Good Wife"
"House of Cards"

Melhor série de TV – Musical ou comédia
"Girls"
"Jane the Virgin"
"Orange is the New Black"
"Silicon Valley"
"Transparent"

Melhor atriz em série de TV – Drama
Claire Danes ("Homeland")
Viola Davis ("How to Get Away with Murder")
Julianna Margulies ("The Good Wife")
Ruth Wilson ("The Affair")
Robin Wright ("House of Cards")

Melhor ator em série de TV – Drama
Clive Owen ("The Knick")
Liev Schreiber ("Ray Donovan")
Kevin Spacey ("House of Cards")
James Spader ("The Blacklist")
Dominic West ("The Affair")

Melhor atriz em série de TV – Comédia ou musical
Lena Dunham ("Girls")
Edie Falco ("Nurse Jackie")
Julia Louis-Dreyfus ("Veep")
Gina Rodriguez ("Jane the Virgin")
Taylor Schilling ("Orange is the new black")

Melhor ator em série TV – Comédia ou musical
Louis C.K. ("Louie")
Don Cheadle ("House of Lies")
Ricky Gervais ("Derek")
William H. Macy ("Shameless")
Jeffrey Tambor ("Transparent")

Melhor minissérie ou filme para TV
"Fargo"
"The Missing"
"The Normal Heart"
"Olive Kitteridge"
"True Detective"

Melhor atriz em minissérie ou filme para a TV
Maggie Gyllenhaal ("The honorable woman")
Jessica Lange ("American horror story")
Frances Mcdormand ("Olive Kitteridge")
Frances O'Connor ("The missing")
Allison Tolman ("Fargo")

Melhor ator em minissérie ou filme para a TV

Martin Freeman ("Fargo")
Woody Harrelson ("True Detective")
Matthew McConaughey ("True Detective")
Mark Ruffalo ("The Normal Heart")
Bob Thornton ("Fargo")

Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV

Uzo Aduba ("Orange is the new black")
Kathy Bates ("American horror story")
Joanne Froggatt ("Downton Abbey")
Allison Janney ("Mom")
Michelle Monaghan ("True Detective")

Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme para a TV
Matt Bomer ("The normal heart")
Alan Cumming ("The Good Wife")
Colin Hanks ("Fargo")
Bill Murray ("Olive Kitteridge")
Jon Voight ("Ray Donovan")


Assistam, façam suas apostas e deixem seus comentários sobre os filmes e quais devem ser premiados.
Até a próxima!